A repressão da ditadura aos Negros

#DitaduraNuncaMais Outro segmento também reprimido pela ditadura militar foi o movimento negro. Neste 31 de março, onde se completam 55 anos do início da ditadura militar no Brasil, trazemos trechos da ótima reportagem especial do UOL – que indicamos a leitura na íntegra. A reportagem foi feita a partir de estudos dos documentos oficiais da ditadura, que atuou com espionagem e repressão para impedir (também) o movimento negro de se organizar. A espionagem iniciou-se em 1975, com registros até 1981.

Trecho de documento da ditadura espionando o movimento negro
Trecho de documento da ditadura com conteúdo do Jornal “O Trabalho” grifado: “A violência policial é o principal instrumento utilizado pela burguesia para impedir a livre organização dos negros”

Secreto por muitos anos, um outro documento do Ministério do Exército de outubro de 1979 mostra como os militares infiltraram pessoas dentro do recém-criado MNU (Movimento Negro Unificado). “O método utilizado foi a infiltração em entidades dedicadas ao estudo da cultura negra, por meio de palestras em reuniões e simpósios”

“o negro, na medida em que se organiza, passa a ser considerado um perigo”

Trecho de publicação que o SNI pediu para impedir a circulação

Há registro de que a perseguição continuou até o início de abertura política, com a entrada de João Figueiredo (1979-1985) no poder. Em documento de 7 de junho de 1981, o SNI faria um informe de “propaganda adversa” do jornal “O Trabalho”. À época, a publicação abordava, entre outros pontos, que “o negro, na medida em que se organiza, passa a ser considerado um perigo”. O serviço pediu atuação para impedir a circulação. “Da análise empreendida, verifica-se que o jornal ‘O TRABALHO’, em seu exemplar n° 9 106, de 20 a 26 de maio de 1981, volta a infringir dispositivos que permitem o seu enquadramento legal.”, dizia o SNI.

Leia a reportagem completa no site do UOL

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami