Comitês em defesa de Lula: o DAP está nesse combate!

poa julgamento de lula

Em vários estados, os grupos de base do DAP tomam a iniciativa de criar os comitês, que promovem debates, panfletagens e outras atividades.

Leia sobre atividades e eventos enviados por nossos correspondentes:

Panfletagens na Moóca (São Paulo)

jotdap23-mooca5

Cerca de 30 militantes se reuniram no bairro paulistano da Mooca, dia 2 de março, na sede do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Coureiros e Sapateiros para uma reunião de trabalho sobre próximas ações do comitê popular em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato.
A reunião começou com um debate sobre a grave situação do país e como fazer para defender os direitos sociais, a democracia e o direito do povo poder votar em Lula para presidente. Vários temas foram abordados, como as contrarreformas trabalhistas e da previdência, a piora sensível das condições de vida, os superpoderes do Judiciário e a intervenção militar no Rio de Janeiro.
Foram aprovadas várias atividades, como panfletagens e participação no ato de 8 de março, além da produção do boletim “Moóca Democrática” para ser entregue de casa em casa, com prioridade para a área de maior concentração de trabalhadores nos bairros da Moóca e Brás.


Debate com bancários e servidores do judiciário em Recife (PE)

jotdap23-pe3

Por iniciativa do grupo de base de Recife do Diálogo e Ação Petista foi realizado no dia 13 de março, no Sindicato dos Bancários, um debate sobre “o golpe, suas consequências para os trabalhadores e a condenação de Lula”.
O debate teve como expositor o juiz do trabalho André Machado e contou com a presença de 35 pessoas, na maioria bancários e servidores do judiciário federal.
Ao final, como estava previsto, bancários e servidores do judiciário se reuniram separadamente e decidiram pela formação de Comitês em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato em cada uma das categorias. Iniciativas práticas nas respectivas categorias foram discutidas, assim como a participação nas atividades gerais previstas de preparação do ato público no dia 26 de março.


Em Diadema (SP), Comitê no Jardim Marilene é inaugurado

jotdap23-diadema1

Por iniciativa do Diálogo e Ação Petista, cerca de 40 moradores inauguraram no dia 18 de fevereiro no Jardim Marilene, bairro de Diadema (ABC paulista), mais um comitê pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato.
O Comitê funciona no quintal da casa da professora Adriana de Souza. “Criamos o comitê para desenvolver ações democráticas e passar para a população quais são os nossos deveres e os nossos direitos”, disse ela.
O grupo está programando a realização de debates e atividades de rua para conversar com as pessoas. “Vamos levar informações para explicar porque somos contra a reforma da Previdência. E vamos também mostrar o que é a ‘reforma’ trabalhista, e o prejuízo que a população está tendo”, comentou.
Adriana gostou do primeiro encontro. “Foi muito produtivo. Acho que as pessoas entenderam que não podemos ficar calados, porque a elite está querendo nos escravizar”. Ela acredita que o movimento vai envolver mais pessoas, não só de Diadema, mas também da região. “Nossa intenção é que o movimento se alastre e envolva mais pessoas”, afirmou.


Plenária em Feira de Santana (BA)

O grupo de base do DAP de Feira de Santana (Bahia) realizou uma reunião no dia 6 de março.
A companheira Vera Carneiro relatou a discussão havida na reunião do Comitê Nacional do DAP, destacando a orientação sobre a construção dos comitês em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Os mais de 20 presentes leram e debateram o Comunicado fruto da reunião nacional.
A plenária teve objetivo de preparar participação no 8 de março e construir comitês no município, em particular na universidade e nas escolas públicas. Mas foi discutida também a atuação rumo aos sindicatos e bairros da cidade.


 

One thought on “Comitês em defesa de Lula: o DAP está nesse combate!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami