Sobre o desastre em Brumadinho

Sobre o desastre em Brumadinho, Betão Cupolillo, Deputado Estadual eleito do PT-MG e membro do DAP escreveu o artigo abaixo.

BRUMADINHO: ALÉM DE CRIME AMBIENTAL, UM CRIME CONTRA A CLASSE TRABALHADORA

Apenas três anos se passaram desde o chamado rompimento da barragem do Fundão em Mariana. Na época, a Samarco, controlada pela Vale, falou em “acidente”. Mas quando já se sabe da possibilidade de “acidente”, a denominação para o fato é CRIME. Um crime ambiental jamais visto, com um número oficial de 19 mortos.

Em Brumadinho, a palavra “acidente” não pode de forma alguma ser usada. MAIS UM CRIME, que além de ambiental é contra a classe trabalhadora! Segundo os bombeiros, são cerca de 400 desaparecidos, boa parte trabalhadores da VALE.
É esse o resultado que o Brasil e Minas Gerais recebem de uma empresa que já foi privatizada a “preço de banana”. A Vale é uma multinacional, que tem o “benefício do Estado” com isenções fiscais, mas não cumpriu sequer com as parcas obrigações decididas pela Justiça em relação ao rompimento da barragem do Fundão.
Além disso, a empresa está demonstrando que também não se preocupa com a vida de seus próprios trabalhadores. O rompimento da barragem atingiu sua sede administrativa e um restaurante onde vários de seus funcionários almoçavam. Falam em centenas, com a possibilidade de um número muito maior!
Nem mesmo seus empregados sabem se voltarão para suas famílias após horas de trabalho! Para a Vale só interessa o lucro!
Estarei junto às organizações dos trabalhadores, com o sindicato dos mineiros e com toda a população atingida por mais essa tragédia. É preciso exigir do governo do Estado e do Governo Federal a punição dos responsáveis por mais essa tragédia, o ressarcimento às vítimas e suas famílias e ao estado de Minas Gerais por mais esse hediondo crime ambiental.

Que não venham nos dizer absurdos, como os de Jair Bolsonaro, de que a “as empresas sofrem muito com a indústria de multas que é o Ibama.” Afinal, o que sofrem as famílias de brasileiras e brasileiros, não conta?

Betão Cupolillo,

Deputado Estadual eleito PT-MG

publicado no Instagram do Betão

One thought on “Sobre o desastre em Brumadinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami