Derrubada do veto do prefeito à lei “Despejo Zero” em Ribeirão Preto

A União dos Movimentos de Moradia – UMM,  militância dos movimentos populares de luta por habitação,  do PT e de outros partidos, mobilizaram-se em Ribeirão Preto (310 km de São Paulo) na campanha Despejo Zero, iniciativa que propôs uma lei por pelos vereador(a)es Judeti Zilli e  Duda Hidalgo (PT), Ramon Todas as Vozes (PSOL) e França (PSB).

O Diálogo e Ação Petista ajudou na articulação desta luta através de reuniões com bancadas políticas e em especial em com reuniões com lideranças de várias comunidades de moradores da periferia.

O projeto havia sido aprovado em 22 de junho mas o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) vetou.

O veto deixaria a porta aberta para continuação de despejos e reintegrações de posse na cidade, fato que em plena pandemia agrava as condições de vida das populações vulneráveis de comunidades.

Liderado pela União dos Movimentos de Moradia iniciou-se a luta pela derrubada do veto. No dia 17/08 os vereadores por grande maioria (14 votos contra 3) derrubaram o veto e aprovaram o “Despejo Zero”.

Mauro Freitas,  coordenador da União dos Movimentos de Moradia e integrante do Dialogo e Ação Petista no Diretório Municipal do PT, ressalta que “o trabalho da UMM é não só em defesa da moradia digna como também qualificar as lideranças de comunidades para fazerem o enfrentamento com os latifundiários urbanos e a morosidade dos agentes públicos para promoverem políticas públicas de habitação de interesse social”.

Câmara Municipal lotada para derrubar o veto
Plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto em 17-08-21 – Derrubada do veto ao PL 63/2021- Despejo Zero (100 pessoas)
Manifestação fora da Camara Municipal RP- Derrubada do veto ao PL 63/2021- Despejo Zero (200 pessoas)
Manifestação fora da Camara Municipal RP – Derrubada do veto ao PL 63/2021- Despejo Zero (200 pessoas)
Placar da votação 14 Não x 3 Sim, 2 Ausentes, 1 Abstenção – Derrubada do Veto do executivo
Coluna do DAP-RP em ação combinada com UMM – Ato 19J – A União faz a Força !!!
Campanha do DAP com abaixo-assinado Despejo Zero nas Comunidades da Paz e Vila União
DAP no bairro
DAP no bairro

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami