DAP de Pernambuco lança nota em apoio a Enfermagem

No último dia 22 de março, Lula foi à Pernambuco lançar o importante Programa de Aquisição de Alimentos, na presença da governadora e do prefeito. Durante, o evento, cerca de 2000 enfermeiros em greve pelo piso da categoria vaiaram a governadora do estado que vem atacando o movimento grevista com liminares e multas pesadas contra o sindicato. Vocês podem conferir aqui

Abaixo reproduzimos a nota em defesa da enfermagem publicada pelo DAP de Pernambuco

Nota do Diálogo e Ação Petista – Pernambuco

Apoio a Enfermagem!

Nós, do Diálogo e Ação Petista de Pernambuco, nos solidarizamos aos profissionais da enfermagem, na sua luta pelo piso salarial.

Em agosto de 2022 foi sancionado o piso nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras de todo o País. Em setembro, contudo, a lei foi suspensa pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, ao manifestar parecer favorável em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), número 7222, movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que apontava a falta de uma fonte pagadora para o cumprimento do piso, alegando que o setor seria obrigado a realizar demissões e extingir leitos.

A Medida Provisória (MP) foi uma solução proposta para detalhar os recursos orçamentários que serão utilizados para custeio do piso da enfermagem. Hoje, a MP se encontra com o governo federal.

Compreendemos houve um sequestro judicial indevido, movido pelo ministro do STF Luiz Roberto Barroso, atendendo aos interesses da classe patronal da saúde.

Apoiamos a pressão exercida no ato ao governo Lula pelo piso. A exigência por agilidade, nos trâmites previstos ao governo federal tem toda a razão de ser, não há mais como pedir paciência a base. Há, de fato, uma demora para encaminhar a questão.

Repudiamos a forma como a governadora Raquel Lyra tratou o movimento grevista, que exigia o piso e melhores condições de trabalho. Sem ao menos receber os representantes do sindicato, judicializou a greve, obrigando a interrupção com liminar e multa.

A enfermagem tem todo direito de manifestar sua indignação, como o fez, no dia 22/03 durante o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal. Estamos certos que não foram devidas repreensões do presidente Lula. O Diálogo e Ação Petista estava presente e apoiou o movimento, engrossando o caldo das palavras de ordem, das vaias e virando as costas para a governadora.

O presidente Lula foi eleito para atender aos anseios dos trabalhadores. O atendimento às reivindicações virá da luta organizada, com independência frente ao governo e aos patrões.

Que Lula encaminhe a MP da enfermagem! Que se concretize o piso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami