Reunião preparatória para Conferência Continental acontece neste domingo
Na imagem acima: Matéria do site do jornal mexicano La Jornada: “Greve de trabalhadores rurais da Califórnia entra em erupção; Protesto contra ataques aos migrantes”
Convocada para 27 de setembro, na Cidade do México, a Conferência Continental em Defesa dos Migrantes já conta com membros de 10 países do continente. No Brasil, uma reunião preparatória acontece neste domingo dia 20 e tirará uma delegação autofinanciada.
Diante da crescente política criminosa de perseguição do governo Trump aos imigrantes, a Conferência se coloca como uma ação de defesa da soberania das nações, em particular da América Latina e do Caribe, bem como uma ação de solidariedade entre os povos.
Sindicalista preso por ajudar em protestos
Em junho, o sindicalista David Huerta, presidente do Sindicato Internacional dos Empregados em Serviços da Califórnia (SEIU) — sindicato que representa trabalhadores de serviços de limpeza, saúde e setor público — foi preso durante um protesto em frente a um galpão de confecções, enquanto o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) realizava uma batida para prender trabalhadores imigrantes. O sindicato dirigido por Huerta conta com aproximadamente 750 mil membros na Califórnia.
A prisão do sindicalista gerou uma onda de solidariedade nacional e internacional, ele é bastante conhecido e respeitado na Califórnia. Os organizadores da Conferência Continental prestaram solidariedade exigindo que “todas as acusações a ele e a todos que lutam pelos direitos dos imigrantes e pela liberdade de associação sejam imediatamente retiradas” e fizeram o convite ao SEIU e a Huerta para participarem da Conferência.
Greve de trabalhadores rurais na Califórnia
Em 16 de julho, trabalhadores rurais da Califórnia iniciaram uma greve de 3 dias para protestar contra as batidas do ICE. Chamada de “Greve pela dignidade”, a ação convocou os migrantes que trabalham como diaristas “para defender nossos direitos e fazê-los nos valorizar”, segundo os organizadores. Duas das reivindicações são que as batidas de imigração sejam interrompidas e que o Congresso dos EUA aprove um caminho para a cidadania para os trabalhadores rurais.
Ataques à soberania brasileira
A escalada imperialista dos EUA inaugura um novo capítulo aqui no Brasil, ameaçando taxar as importações provenientes do Brasil em 50% caso não cessar a dita “perseguição” a Bolsonaro e as bigtechs.
É neste cenário que a Conferência Continental se colocará como um elo na corrente de luta dos povos da América Latina e do Caribe, junto com a classe trabalhadora dos EUA e Canadá.
Paulo Henrique, militante do PT/AL