Começou a preparação para a Conferência Continental no México
Militantes e dirigentes políticos, sindicais e populares brasileiros, reuniram-se no último domingo (20) no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo. A reunião foi uma iniciativa do Diálogo e Ação Petista para preparar a Conferência Continental em Defesa dos Migrantes pelo Direito de Migrar que acontecerá no dia 27 de setembro no México. Participaram dirigentes da FUP, da CUT, Roque, do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI), e o ex-deputado Adriano Diogo, Sumara, do mandato do deputado estadual Betão (MG), entre outros.
A política anti-imigração do governo Trump tem causado pânico entre as famílias latino-americanas no campo, na cidade e entre os estudantes. Os brasileiros nos EUA também são alvo de uma violência brutal contra os seus legítimos direitos com deportações em massa – desde a posse de Trump, 1200 foram deportados; 900 bolsistas brasileiros já com bolsas do CAPES suspenderam a viagem limitando o progresso cientifico.
A reunião de São Paulo viu a interessante reportagem a respeito do “Profissão Repórter” de Caco Barcelos (Globo, 15/07) e um bom power point de João Vitor, assessor do PT-SP. Uma frutífera discussão esclareceu os presentes e levou à encaminhamentos para alargar o alcance da luta:
– Em Governador Valadares (MG), o maior polo de emigração para os EUA e provavelmente, das deportações, o deputado Betão e a vereadora Sandra Perpétuo organizam uma audiência pública.
– nas entidades políticas, populares e sindicais presentes, e outras que se somem, se levarão os materiais da reunião, inclusive em Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional. No processo, vai se autofinanciar os delegados ao México, alguns já resolvidos.
Migração e taxação, tudo à ver
Ficou claro nos debates que a preparação da Conferencia Continental ganhou atualidade como ponto de apoio para a luta dos povos contra Trump. Afinal, a reunião ocorreu poucos dias após a agressão imperialista com a taxação de 50% das importações do país. Além da indignação no Brasil, a central sindical estadunidense AFL-CIO condenou as medidas, declarando em nota que elas “prejudicarão inevitavelmente trabalhadores brasileiros e estadunidenses”. É o mesmo que acontece com as restrições à migração!
Um Comitê Brasileiro Preparatório da Conferência Continental foi constituído e está à disposição dos grupos de base do DAP, sindicatos e associações para ajudar em atividades preparatórias para a Conferência. A Declaração final adotada está disponível aqui .
Reuniões se espalham no continente
No Equador, a reunião preparatória de 19 de julho teve participação de militantes de 4 países: Venezuela, Bolívia, México e Brasil. Ela foi aberta com a fala de um membro mexicano do Comitê de Organização da Conferência Continental, Raúl Luna, que destacou a grave situação dos migrantes atingidos pelas políticas de guerra militar e social do imperialismo estadunidense na fronteira e, para além, no continente.
Foram encaminhadas reuniões presenciais nas cidades de Quito e Guayaquil com militantes e dirigentes sindicais, a publicação de uma nota da reunião e a convocação de um novo encontro para eleger a delegação equatoriana.
No Peru, uma reunião já convocada por organizações sociais e populares do CNUL, Comando Unitário de Luta, para discutir a política criminosa do imperialismo estadunidense na Palestina, integrou um novo eixo a defesa do direito à migração que atinge também os irmão peruanos. A reunião ocorrerá em Lima, no próximo domingo, dia 27, e já há delegados em vista.
Na região do Caribe, na última segunda dia 21, por iniciativa da Associação dos Trabalhadores e dos Povos do Caribe, 15 organizações de 9 países participaram de uma videoconferência, inclusive um companheiro mexicano do Comitê Promotor. A reunião denunciou “o papel dos como o dos EUA que levam políticas xenófobas e racistas contra os trabalhadores estrangeiros”, que agravam a dominação colonial e capitalista na área. A reunião decidiu “reforçar o apoio à Conferência Continental que deve se realizar no dia 27 de setembro no México”.