8 a 14 de março de 2026: Jornada Continental pelo Direito à Migração e em Defesa da Soberania Nacional

A todos e todas,

O tirânico Trump já deportou 600.000 migrantes, e estima-se que 1,9 milhão se auto deportaram fugindo do terror das prisões “sob custódia” do ICE (polícia migratória), onde 36 imigrantes perderam a vida em 2025-2026.

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2025, 127 delegados de nove países do continente concordaram, na Cidade do México, em promover esta Jornada Continental de Ação em março de 2026, com atos simultâneos em várias cidades do continente.

Depois disso, Trump declarou “guerra ao inimigo interno”.

O ICE assassinou Rene Gold e Alex Pretti quando eles protegiam migrantes.

Esses assassinatos geraram um vasto movimento de juventude, popular e sindical contra Trump com os slogans “Fora ICE” e “Extinção do ICE!”.

Por duas vezes, houve manifestações em mais de 300 cidades e uma greve geral em Minneapolis. Hoje se discute uma greve nacional.

Trump, ao mesmo tempo em que mantém guerras na Ucrânia e em Gaza, agora, em nome do imperialismo predatório, ataca a soberania das nações da América Latina e do Caribe.

Bombardeou a Venezuela e sequestrou o presidente Maduro – um ato de guerra – para controlar o petróleo daquele país.

Tenta “asfixiar” Cuba impedindo a entrada de petróleo.

Ameaça a Colômbia, o México, e mantém uma enorme armada no mar do Caribe.

Na verdade, o que Trump questiona é a soberania nacional e popular duramente conquistada nos países do continente.

Trump é rejeitado em seu próprio país. Estadunidenses, negros e brancos, mulheres e homens, jovens e imigrantes saem às ruas.

O slogan é “Fora ICE!” é uma expressão da luta pela defesa dos direitos dos migrantes e se combina com os slogans “Não aos reis!”, “Não às guerras!”, que são entoados em todas as manifestações nos EUA.

A política imperialista é a principal causa das migrações forçadas: as políticas de “livre comércio”, de “ajustes estruturais”, de “guerra ao narco terrorismo” e de “sanções”.

São políticas que deslocam populações inteiras e que são utilizadas sistematicamente contra a soberania nacional.

Solicitamos aos governos conhecidos como progressistas no México, na Colômbia e no Brasil que exijam a liberdade de Maduro, que não tem por que comparecer a um tribunal de Nova York; caso contrário, amanhã haverá outros presidentes que poderão estar nessa situação.

Que esses governos enviem ajuda humanitária e petróleo a Cuba.

A todos governos exigimos acolhida e apoio efetivo aos deportados e aos migrantes.

A defesa dos migrantes é inseparável da defesa da autodeterminação dos povos.

Hoje levantamos a voz para convidar e convocar todas as organizações sociais, sindicais, de jovens, comunitárias e de direitos humanos a preparar e fortalecer esta Jornada em cada país.

A todas e todos,

Participemos da Jornada Continental pelo direito à migração, pela soberania das nações da América Latina e do Caribe, de 8 a 14 de março, organizando comícios e diversos atos!

Extinção do ICE!

Migrar não é crime, é um direito!

Contato: confeconti.2025@gmail.com
Site da web: www.unidadporlosmigrantes.com

Comitê organizador da Jornada, Cidade do México

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami