Ato lembra a prisão política de Lula de 1980
Na última sexta-feira (19), durante feriado religioso, completou-se 39 anos da primeira prisão política do companheiro Lula. O DAP esteve presente. A data foi lembrada por um ato no Memorial da Resistência em São Paulo, organizado, entre outros, por Djalma Bom, companheiro de Lula na diretoria do sindicato e de prisão na época.
Em 1980, junto com outras lideranças sindicais da categoria metalúrgica do ABC Paulista, Luiz Inácio Lula da Silva era preso pela ditadura militar em meio à greve dos metalúrgicos.
Na época, o regime tentava abafar o movimento grevista – considerado ilegal-, que exigia reajuste salarial em assembleias que reuniam mais de 70 mil trabalhadores no estádio da vila Euclides, em São Bernardo do Campo.
A manifestação desta sexta contou com a presença de companheiros de diretoria dos Metalúrgicos nos anos 1980, como o companheiro Djalma Bom, e serviu para lembrar esse capítulo da história de luta na trajetória de Lula, dos metalúrgicos do ABC e de toda classe trabalhadora brasileira.
Com informações de
Cadu Bazilevski / Jornalistas Livres