Encontro Estadual consolida o DAP em Santa Catarina
O Encontro Estadual do Diálogo e Ação Petista – DAP Santa Catarina aconteceu no último sábado (11), com a presença de 74 militantes de 10 cidades do Estado. A Constituinte de 88 foi debatida na abertura do encontro. A principal discussão do Encontro foi como ligar a luta contra a reforma da Previdência e em defesa da Educação com a campanha Lula Livre.
Abertura
O companheiro Markus Sokol, da Executiva Nacional do PT e da Coordenação Nacional do DAP, fez um histórico do DAP e uma análise da conjuntura nacional e internacional, apontando os desafios e estratégias de ação para o próximo período. “Foi a Constituição de 1988 que tirou a Dilma e prendeu o Lula”, afirmou Sokol, durante análise inicial. A Constituinte de 88 acabou sendo debatida na abertura do encontro, com perguntas como porque o PT não teria assinado a Constituição de 88.
Debate da militância
A militância do DAP/SC debateu e encaminhou as atividades na luta da defesa dos direitos da classe, da Previdência Pública e da liberdade do companheiro Lula, preso político há mais de um ano pelas instituições herdadas da ditadura militar.
Foi discutida também a necessidade de unidade militante em torno da reorientação político-programática, estratégias e táticas do Partido dos Trabalhadores, reconectado e enraizado aos movimentos e demandas da classe trabalhadora e a sua tradição de ferramenta da luta de classes.
Coordenação estadual eleita
Ao final do Encontro foi eleita a coordenação estadual, com militantes de diversas regiões e causas populares.
“Foi um momento de formação, organização coletiva e muita interação entre participantes, reforçando a luta em nome da democracia, dos direitos e de Lula Livre”, avalia o companheiro Dan Ferreira, do DAP Lages/SC, um dos eleitos para a Coordenação Estadual.
Pingback: Como na fundação do PT, companheiros de SC realizam feijoada para angariar fundos | Diálogo e Ação Petista