Congresso do Sindipetro CE/PI fortalece a luta dos petroleiros
O Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí realizou neste sábado (04) seu Congresso, preparatório ao Congresso da Federação Única dos Petroleiros FUP/CUT (ConFUP).
Recentemente a chapa da CUT perdeu as eleições do sindicato para uma composição “de oportunidade” que juntou CTB* e CSP-Conlutas**. Assumiram por força de uma liminar judicial que ainda espera julgamento. Com a pandemia e numa situação de enormes ataques à categoria, essa nova direção realizou um Congresso precariamente por videoconferência.
A situação na região é desesperadora. A direção da Petrobrás tenta aplicar um conjunto de medidas de destruição do emprego e dos direitos, como:
- o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho;
- demissões;
- aplicação do trabalho remoto até o fim do ano sem negociar remuneração;
- privatização e venda da carteira de assistência médica;
- fechamento de unidade no Nordeste com transferência compulsória dos trabalhadores, inclusive burlando a legislação vigente para vender refinarias.
Prejuízos incálculáveis
Para tanto há a intenção de criar subsidiárias com o intuito de privatização através de transferência de patrimônio. Se efetivado, os prejuízos para a categoria e também para as populações nordestinas inteiras, com a redução da produção, são incalculáveis.
O Estado do Ceará está à beira de perder um de seus maiores pagadores de impostos, prejudicando seriamente o erário estadual e dezenas de prefeituras. O desemprego e a redução da atividade da empresa, assim, atinge o comércio e todo o setor de serviços de inúmeras cidades nordestinas.
Foi este cenário que o Congresso do Sindpetro CE/PI acabou tendo de abordar, em função da ação determinante do agrupamento Trabalho de Base, identificado com a FUP/CUT.
Vitória da CUT fortalece
O resultado foi que o Sindipetro CE/PI segue filiado à CUT e a chapa da FUP/CUT obteve a maioria do Congresso: elegeu 7 dos 12 delegados ao ConFUP.
O resultado do Congresso, mesmo nas condições precárias em que se realizou, nos anima a continuar fazendo o trabalho de base sob a bandeira da FUP e da CUT.
Paulo Gimenes
petroleiro aposentado e
membro da Coordenação Estadual do DAP no Ceará
* CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, majoriamente dirigida por integrantes do PCdoB – Partido Comunista do Brasil
** CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular Conlutas – majoritariamente dirigida por integrantes PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados