PT de Sarandi (Paraná) contra a federação com o PSB
Dezessete dos 24 membros do Diretório Municipal do PT de Sarandi, no norte do Paraná, assinaram um documento em que se pronunciam contra a federação do PT com o PSB. Para o presidente do DM, Aparecido Biancho, militante do DAP, “a militância pode barrar essa federação, com debates, cartas à direção, abaixo-assinados e outros meios”.
Abaixo, a [integra da nota dos companheiros e companheiras do PT de Sarandi:
Alerta! Não à Federação do PT com o PSB!
A Comissão Executiva Nacional do PT encaminhou uma proposta do Partido Socialista Brasileiro de formação de uma federação partidária englobando o Partido Comunista do Brasil e outros partidos, em “consultas” com o Tribunal Superior Eleitoral. A proposta está sendo defendida na imprensa por parlamentares do PT.
A maioria da direção do Partido dos Trabalhadores de Sarandi adotou posição contrária à entrada do PT nessa federação. A lei nesse caso vincula os partidos por um mínimo de 4 anos desde os senadores e deputados federais, até os deputados estaduais e vereadores, inclusive. A penalidade para quem sair da “agremiação” é a perda do Fundo Partidário e do direito de coligação.
O que vai ser do partido daqui a quatro anos?
O entusiasmo de membros da cúpula do PT com a proposta – é a “governabilidade de Lula presidente” ou, então, é a “frente de esquerda” – é totalmente irresponsável com a base do partido que não será consultada. A ameaça concreta desta federação é a de aprisionar o PT numa camisa-de-força.
Somos a favor de uma frente com programa anti-imperialista com o PSOL, o PCdoB e os setores democráticos e populares do PSB, PDT e outros. Para reconstruir o que foi destruído e fazer as reformas que não foram feitas.
Não queremos que os mesmos erros do passado sejam cometidos, erros esses que provocaram consequências ao PT, a Dilma, a Lula e à população brasileira.
Em defesa do PT! Não à Federação com o PSB!
09 de fevereiro de 2022
Aparecido Biancho, presidente
João Batista de Andrade Borges, secretário de Formação
Luciana Vieira de Andrade, secretária de Movimentos Populares
Wagner Ferreira Reis, secretário de Organização
Vanessa de Souza Ortiz, secretária de Finanças e Planejamento
Ana Paula Woruby, membro do Diretório
Antonia Aneceto Biancho, membro do Diretório
Antonia Galvão da Cunha, membro do Diretório
Cleiton Damasceno do Carmo, membro do Diretório
Elis Regina Lofrano Zani, membro do Diretório
Geraldo Aparecido de Alcantra, membro do Diretório
José Aparecido da Silva, membro do Diretório
Maria De Fátima Luchetti, membro do Diretório
Maria Ines Vicentine, membro do Diretório
Marx Viycius Malentaqui, membro do Diretório
Nelson Malentaqui, Comissão de Ética
José Cardoso Vieira, Conselho Fiscal