Em Lajinha (MG), a questão rural
No sábado, 23 de julho, reuniu-se na sede do sindicato dos Talhadores Rurais de Lajinha (MG) a plenária de volta do ato nacional pela Constituinte. A reunião contou com a presença dos companheiros Daniel e Farinhada, delegados em SP, que apresentaram o informe das discussões e a declaração aprovada ao final do ato.
Durante o debate, os companheiros e companheiras presentes destacaram a necessidade do futuro governo Lula revogar as medidas antipopulares impostas desde o golpe de 2016, em particular as que retiram direitos dos trabalhadores e de ataque à agricultura familiar.
Para Daniel, jovem trabalhador rural de Lajinha, “o encontro demonstrou que muitas mudanças que o Lula precisa fazer devem ser feitas por emendas constitucionais [que precisaria de 3/5 dos votos deste Congresso NtR] o que exige uma Constituinte”. Para o companheiro Geraldo, presente na reunião, “Lula não vai conseguir fazer todas as mudanças que precisamos sozinho, o que exigirá a mobilização das organizações sociais e sindicatos para garantir o processo eleitoral”.
Após o debate, os presentes propuseram organizar no início de novembro um encontro regional do DAP da Zona da Mata e aprovaram um calendário de reuniões mensais do núcleo do DAP na região.
Página do DAP no jornal O Trabalho, edição 904