Comunicado aos militantes e simpatizantes e direção do PT
Plenária Nacional do Diálogo e Ação Petista
9 de novembro de 2024
O agrupamento Diálogo e Ação Petista realizou uma Plenária Nacional nesta tarde de sábado, online. A atividade contou com a presença de mais de 450 petistas de diferentes regiões previamente cadastrados, e adotou uma Declaração Política.
A Plenária decidiu constituir-se em DAP Associação. A decisão visa reforçar o caráter independente financeira e politicamente do agrupamento para o qual se associaram nas últimas semanas, voluntariamente, 748 petistas de 23 Estados.
A Plenária avaliou o resultado das Eleições Municipais 2024 e a situação nacional e internacional posterior. Diz a Declaração Política adotada:
“A maior derrotada em 2024 foi a ‘política nacional de alianças’ da cúpula do PT, visando a reeleição de Lula em 2026. O tiro saiu pela culatra. Em um vale tudo, ela não deteve a extrema-direita como pretendia, ao contrário, o PL foi o partido mais votado.”
E concluiu sobre o caminho a seguir:
“Com esse Congresso não dá, vamos reagir e não nos adaptar! É necessário uma Reforma Política que termine com a apropriação do orçamento pelas emendas parlamentares; que estabeleça ‘uma pessoa, um voto’, que este voto seja em lista, e com um financiamento público exclusivo. É o caminho de um movimento por uma Constituinte Soberana onde a palavra seja dada ao povo, para refundar as instituições e fazer as reformas que não foram feitas.”
Esse é o debate que o Diálogo e Ação Petista se propõe a abrir no Partido dos Trabalhadores. O processo de discussão e organização do DAP Associação prossegue. O cadastro associativo reabre na segunda-feira (11/11).
O DAP Associação convocou um ciclo de reuniões dos Grupos de Base até o fim do verão e um Encontro Nacional presencial para março.