Passado o PED, retomar a organização do DAP

Os Grupos de Base do DAP São José e Florianópolis, em Santa Catarina (foto acima), reuniram-se em 21 de julho, com cerca de 30 pessoas, para discutir a situação política, fazer uma avaliação do primeiro turno do PED e encaminhar uma posição de voto para o segundo turno.

Na discussão sobre a situação política, os presentes se manifestaram sobre como organizar atividades e atos junto aos petistas, em defesa da soberania do país, contra a taxação imposta por Trump e pela prisão de Bolsonaro.

Em relação ao PED, o aumento do número de votos no estado foi destacado como um resultado positivo. Na avaliação dos presentes, esse crescimento está ligado aos 13 pontos apresentados pelo DAP na discussão e reforçaram a necessidade de fortalecimento do DAP nas cidades e no Estado, para continuar o combate. A reunião encaminhou ainda a necessidade de uma atividade preparatória aberta, na região de Florianópolis, para discutir a Conferência Continental do México em Defesa dos Direitos dos Migrantes e da Migração.

No dia 28 de julho, o Grupo de Base da Grande Fortaleza, no Ceará, também retomou suas reuniões após o PED. Cerca de 30 pessoas estiveram na reunião e deliberam questões organizativas do grupo e a participação no ato em Solidariedade ao Povo Palestino que acontecerá em 8 de agosto. Também está na agenda do grupo, uma série de palestras, a primeira está marcada para o dia 13 de agosto e tratará sobre “Os ataques do imperialismo à soberania brasileira”.

O Comitê Nacional reuniu no último sábado, 26 de julho e encaminhou uma nota direcionada aos grupos de base fazendo um balanço mais fino sobre o PED 2025. A notadeve ajudar aos Grupos de Base na retomada de reuniões pós PED bem como na tomada de ações concretas.

PH, militante do PT/AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami