“Taxar os super-ricos e reagir às taxações de Trump”

Convenção Nacional do DSA, Chicago 7, 8, 9 e 10 de agosto. Fala de Markus Sokol em nome do PT, na mesa de intercâmbio entre as organizações.

Quero fazer um duplo agradecimento, pelo convite ao PT vir nesta Convenção, e pelo apoio que o DSA deu à luta para tirar Lula da cadeia, muito obrigado.

Nós enfrentamos no Brasil o consórcio bolsonarista da extrema-direita (generais, agrobusiness e neopentecostais, apoiados pelas finanças) que, seja eleições nas presidenciais seja no Congresso Nacional, se associa à direita.

Foi a coalizão que derrubou Dilma e, depois, colocou Lula na cadeia para abrir caminho para Bolsonaro.

Passamos 6 anos de obscurantismo com contrarreformas da legislação trabalhista e da Previdência social. A partir da resistência nesse período saiu, com o apoio dos sindicatos, dos movimentos populares e de juventude, a força social e democrática que tirou Lula da cadeia e terminou elegendo-o contra a reeleição de Bolsonaro em 2022.

Mas os generais e Bolsonaro já conspiravam para um golpe contra a volta de Lula desde 2021, planejaram assassiná-lo e, depois da sua posse de Lula, sustentaram a intentona fascista de invasão da sedes dos três poderes em 8 janeiro de 2023.

Hoje, volta a crescer a polarização rumo à eleição presidencial de 2026. Nas ruas há, de um lado, atos bolsonaristas com bandeiras dos EUA (num país da América Latina!) e de Israel (símbolo dos neopentecostais). De outro lado, começam atos contra a ingerência imperialista de Trump e pela prisão dos golpistas, que ainda precisam crescer muito.

Lula começou a recuperar popularidade com os passos que deu para taxar os super-ricos e não se dobrar a Trump, ele também chamou os Brics à uma reação comum contra as taxações.

Há 10 dias, o governo embargou a venda de armas à Israel. No último domingo, o Encontro Nacional de 1000 delegados do PT aprovou por aclamação um pedido para que Lula suspenda as relações diplomáticas com Israel.

O caminho para avançar pelos direitos, contra o fascismo, o imperialismo, e pelo socialismo é por aí.

Nada está resolvido, mas estou mais otimista hoje que há 6 meses

Por el Derecho a la Migración! Free Palestine!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami