Embraer vende aviões ao I.C.E. para trazer deportados

Na Conferencia do México em defesa do direito à migração, em setembro, os companheiros do DAP presentes receberam a proposta da delegação do DSA (Socialistas Demcoraticos da América) de colaboração na campanha de boicote da aérea Avelo, dedicada aos voos de deportação de migrantes.

Avelo tinha acabado de fazer uma encomenda de 50 jatos E195-E2, no valor de US$ 4,4 bilhões, a serem entregues nos próximos anos. A imprensa festejou a exceção nas sobretaxas de 50% de Trump, mas não disse que era para respaldar a sua milicia fascista, o ICE (Serviço Policial de Imigração e Alfândega).

O novo E195-E2 tem 126 lugares e autonomia de 5.500 km, quer dizer, levar deportados à vários países do continente, brasileiros inclusive.

É vergonhoso produzirmos aviões para trazer compatriotas deportados. Como em outras campanhas públicas, é possível constranger empresas e autoridades a condicionar o uso de exportações, no caso, para a “guerra ao inimigo interno” que Trump anunciou.

Reunido nesta terça-feira, o Comitê que prepara a Jornada de março pelo direito à migração integrou a questão Avelo-Embraer na sua agenda. Segundo, Paulo Farias, da CUT-RS e membro do Comitê Nacional do DAP, “o primeiro passo é divulgar essa situação”, depois “contatar parlamentares para discutir medidas cabíveis, convocar a empresa à uma Comissão ou à uma audiência pública”, e “entrar em contato com os sindicalistas do setor metalúrgico e aeronáutico para solidariedade” – o sindicato das aeromoças da empresa luta, por exemplo, pelo direito internacional de não subir em voos de risco (com agentes armados).

Abaixo, um resumo de um folheto da campanha nos EUA.

Markus Sokol, Comitê Nacional do DAP

Não à voos do ICE para deportações
Boicote à colaboração empresarial com a agenda anti-trabalhador e anti-imigrante


A Avelo Airlines é uma companhia de “baixo custo” que em abril anunciou um contrato de US $150 milhões para fazer voos do ICE. Desde maio, a Avelo opera 10-20% dos voos do ICE.
A Coalizão de Imigrantes de New Haven (Connecticut), lançou uma campanha de petição e piquetes de boicote contra a Avelo no aeroporto Tweed, o maior operado pela companhia. A campanha ganhou apoio local massivo, incluindo do prefeito de New Haven, da maioria da Câmara Municipal e do Procurador-Geral do Estado. Foram eliminados subsídios estaduais e proibidos os negócios com a Avelo.
O lucro da Avelo vem no momento em que o OCR ganhou o direito ao perfilamento racial (usar raça ou etnia como critério para suspeita criminal), admitiu deportar pessoas por “acidente” e tem feito detenções em massa com agentes mascarados sem mandado judicial.
A Avelo se recusou a responder a perguntas do procurador-geral William Tong e de dois senadores sobre se havia deportado pessoas detidas em descumprimento de uma decisão judicial. Em 18 de setembro, comissários de bordo da empresa denunciaram que a Avelo está violando regulamentos de segurança da FAA (agência federal de aviação civil) e não tem procedimentos de segurança para passageiros algemados.

O boicote está crescendo
Desde abril, forçamos a Avelo a sair de 25% de seus trechos, inclusive em cidades como Los Angeles.
Organizações sindicais nas 35 cidades de destino remanescentes da Avelo, incluindo o SEIU (federação dos trabalhadores de serviços), Siembra NC (organização de imigrantes), o DSA, Migente (latinos) e Indivisible (organização progressista), aderiram ao boicote, além de municípios, empresas, investidores, universidades, sindicatos, congregações e muito mais!
O ICE não pode deter milhões dos nossos vizinhos sem cooptar polícias locais e a cooperação privada. A Avelo, a primeira aérea que oferece serviços diretamente ao ICE, expõe o lucro empresarial no sistema prisional, contra a qual se mostra uma oposição pública e a pressão econômica para conter os abusos de direitos humanos.

Para referência
O DSA construiu uma coalizão nacional com mais de uma dúzia de organizações parceiras que:
• Lançou campanhas de boicote locais em quase todas as 51 cidades com trechos de passageiros da Avelo em 2025.
• Realizou dezenas de reuniões de coordenação e treinamentos de boicote com dezenas de líderes locais
• Realizou dezenas de protestos em aeroportos e sessões em Câmaras Municipais em todo o país
• Enviou 100.000 e-mails aos proprietários da Avelo exigindo o fim do contrato com o ICE

Mais informações tinyurl.com/AveloDSA

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami