Comunicado do POI – Partido Operário Independente (França)

Em caráter extraordinário publicamos esta nota sobre os atos de guerra contra o Irã.

Paris, 28 de fevereiro de 2026

Após terem transferido, há várias semanas, grande parte da frota estadunidense para o Golfo Pérsico, e apesar dos riscos de explosão que uma intervenção militar no Irã pode levar à região, Netanyahu e Trump decidiram bombardear Teerã e várias cidades iranianas em plena luz do dia.

O pretexto? A assinatura do acordo nuclear, para o qual Trump exige uma “capitulação” do Irã, segundo as palavras relatadas por seu enviado especial, Steve Witcoff.

Trump acaba de se dirigir hoje ao povo iraniano com estas palavras: “A hora da sua liberdade está próxima”. Toda a história recente demonstra o contrário, com as consequências dramáticas para os povos que podemos constatar.

Após dez anos de guerra e centenas de milhares de mortos no Afeganistão, os Estados Unidos se retiraram, deixando o país sangrando nas mãos dos talibãs. A intervenção militar no Iraque em 2003 fragmentou o país e a Síria está sofrendo o mesmo destino.

Quem pode acreditar que esses dois assassinos, Trump e Netanyahu, genocidas do povo palestino, estão bombardeando para salvar os iranianos da terrível situação em que se encontram há anos, também em consequência do bloqueio?

O que determina as intervenções imperialistas não tem nada a ver com os direitos dos povos e a democracia, mas têm tudo a ver com a defesa de seus próprios interesses, contraditórios aos dos povos.

Por sua vez, o POI está resolutamente com o povo iraniano, pelo seu direito de decidir livremente seu próprio caminho, e não sob as bombas dos assassinos.

Cessar imediatamente os bombardeios!

Não à guerra contra o Irã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *