DAP propõe plano de emergência para as universidades

O grupo nacional de docentes universitários do DAP divulgou um texto, dirigido a todas as instâncias do PT, propondo uma luta imediata em defesa das universidades brasileiras, ameaçadas pelas políticas de desmonte, sucateamento e privatização levadas a cabo por Bolsonaro/Guedes.

O “Plano de Emergência em defesa das universidades brasileiras” faz um diagnóstico detalhado da situação das universidades e dos centros de pesquisa no Brasil, aponta os avanços realizados pelos governos do PT (e também suas limitações) e os ataques sofridos pelas universidades desde o golpe que cassou o mandato da presidenta Dilma. “Decidimos propor uma contribuição na perspectiva de um ‘plano que possa fazer frente ao conjunto de ataques às universidades que o atual governo patrocina com apoio da maior parte dos governos estaduais do país’”, diz o texto.

E prossegue: “Essa iniciativa está plenamente conectada com as lutas decisivas que ocorrem nas ruas para pôr fim a esse governo. Nosso partido precisa defender uma plataforma de emergência em defesa das universidades públicas, do ensino superior, em defesa dos docentes e do financiamento público para pesquisas em universidades e centros públicos de pesquisas”.

O documento está sendo distribuído para a militância petista das universidades e como contribuição aos encontros setoriais de educação. O DAP Docentes pretende também intervir com suas propostas na elaboração dos planos de governo para as eleições de 2022.

O documento termina com propostas, como a luta imediata contra a revogação da Emenda Constitucional 95 (teto de gastos), que sufoca os serviços públicos e, com eles, as universidades. Defende também a valorização dos profissionais e a recuperação do valor de seus salários. E várias outras bandeiras de defesa das universidades pública, da pesquisa e dos trabalhadores dessas instituições.

user

Diálogo e Ação Petista

One thought on “DAP propõe plano de emergência para as universidades

  • 9 de novembro de 2021 em 21:00
    Permalink

    Fora, Bolsonaro e toda sua corja!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami