DAP Docentes realiza debate com Emir Sader
Foi realizado no dia 24 de agosto um debate convocado pelo grupo nacional de docentes do Ensino Superior do DAP com o tema “Voto Popular, Lula e Constituinte”.
Participaram como convidados os professores Emir Sader (PPFH-UERJ) e Alessandro Soares (Direito-Mack). A professora Erika Suruagy (UFRPE) foi a mediadora.
A atividade foi transmitida ao vivo pelo Youtube [Confira abaixo]contando com mais de cem pessoas assistindo. O prof. Emir Sader destacou o importante papel da assembleia constituinte do Chile e o lugar das reivindicações na mobilização, traçando comparações com o Brasil. O prof. Alessandro Soares destacou que “a soberania popular tem sempre a possibilidade de se realizar e aprovar e autorizar o chamamento de um processo constituinte”.
O tema está diretamente ligado com a luta atual para eleger Lula presidente, fortalecer os Grupos de Base do DAP nas universidades para ajudar a derrotar Bolsonaro, garantindo o voto popular. Como afirma o texto que convocou o evento:
“É urgente garantir a vitória de Lula. Mas a eleição é apenas o primeiro passo. Muita luta será necessária para garantir o respeito ao voto popular (que Bolsonaro pretende pisotear) e permitir que o novo governo reconstrua e transforme o Brasil – revogando todas as contrarreformas e enfrentando as instituições golpistas.”
Fruto de uma Assembleia Constituinte congressual, em 1988, a Constituição brasileira não resolveu as grandes questões nacionais e democráticas, embora contenha conquistas populares, e foi desfigurada nos últimos 30 anos. Só este ano, emendas de Bolsonaro introduziram 26 modificações na CF, um recorde.
Neste quadro jurídico, as elites golpearam Dilma, prenderam Lula, liquidaram direitos.
O debate aprofundou essas questões e ajudou a preparar e impulsionar os grupos de docentes do DAP que hoje estão em campanha para ampliar e ligar as lutas em defesa das universidades públicas com a campanha Lula.