DAP de Pernambuco se solidariza com a greve dos metroviários

Nota de Solidariedade aos Metroviários – PE

Nós, do Diálogo e Ação Petista de Pernambuco, manifestamos solidariedade e apoio a luta e a greve dos metroviários.

Exigem, em Acordo Coletivo de Trabalho junto a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), reajuste do piso salarial de R$ 2725,00, um índice de correção de aproximadamente 15% para compensar as perdas salariais. No entanto, estes pontos não foram cumpridos.

Outra reivindicação muito importante é a retirada, pelo Governo Federal, da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND). No entanto, o governo afirmou que o processo de privatização da CBTU passará por novos estudos, o que vem revoltando, com razão, os metroviários. Depois da privatização do metrô de Belo Horizonte, o metrô de Recife está na mira.

Sem recursos para manutenções básicas, devido a seu sucateamento visando a privatização, o Metrô do Recife se mantêm sem quaisquer perspectivas. O metrô segue operando com menos de 50% dos recursos básicos para uma operação segura, necessitaria R$ 2 bilhões para recuperar a infraestrutura de operação.

Lula deve cumprir o prometido, é preciso financiamento público, expansão da malha, acessibilidade ao povo e valorização dos servidores, não privatização, retirada da CBTU do PND!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami