DAP abre discussão no DN sobre a questão palestina


O caminho passa pelo cessar-fogo imediato e o fim do bloqueio de Gaza

Na reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, hoje, 16 de outubro, estava pautada a a situação em Israel e Palestina. Uma proposta de nota foi apresentada em conjunto por Gleisi Hoffman, Romênio Pereira e Valter Pomar na linha dos 2 Estados, conforme os Acordo de Oslo de 1993.

O DAP apresentou uma proposta de resolução alternativa assinada por Luis Eduardo Greenhalgh, Markus Sokol e Misa Boito. A nota do DAP dizia:

O PT apoia, desde os anos 1980, a luta do povo palestino por sua soberania nacional e a convivência pacífica entre o povo palestino e o povo judeu. O PT constata o esvaziamento da proposta de criação dos dois estados oriunda dos Acordos de Oslo (1993), sob patrocínio dos EUA. O PT se felicita pelo crescimento entre judeus e palestinos, dentro de Israel, nos territórios ocupados e na diáspora, da proposta de um único Estado com as duas componentes. (…) O PT convoca sua militância a participar das atividades em defesa da paz, e em defesa do direitos do povo palestino a um vida pacífica e com soberania nacional”.

Já a nota Gleisi-Romênio-Valter dizia:

“O PT apoia, desde os anos 1980, a luta do povo palestino por sua soberania nacional e a convivência pacífica entre dois Estados: Palestina e Israel. (…) O PT convoca sua militância a participar das atividades em defesa da paz, em defesa da solução dos dois Estados (Palestina e Israel) e em defesa do direitos do povo palestino a uma vida pacífica e com soberania nacional.”

Esta nota (todos os grifos do DAP), com poucas emendas, foi aprovada por grande maioria – www.pt.org.br

Como se vê, a maioria do DN segue acriticamente a diplomacia brasileira que não quer ver a falência da “solução” dos 2 Estados de 1993. Ela só prolongou a trágica partilha da Palestina em 1947- que gerou a “Nakba,” catástrofe para bos palestinos- e que, desde então, tem gerado crescentes conflitos mortíferos na região. Nesse processo, é que organizações como Hammas se fortalecem, assim como uma extrema direita israelense, enquanto a Autoridade Palestina, bancada pelos EUA, perdeu a “autoridade”.

Duas bandeiras do projeto original apresentado ao DN foram emendadas, tal como propôs o DAP:

– Imediato cessar-fogo

– Fim do Bloqueio de Israel à Palestina

Por outro lado, esperamos que se cumpra o compromisso do Diretório de abrir uma discussão mais profunda a respeito no PT.

Abaixo a íntegra da nota alternativa apresentada pelo DAP:

Resolução sobre a situação na Palestina e Israel

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunido no dia 16 de outubro de 2023, aprovou a seguinte resolução sobre a situação na Palestina e Israel:

O PT apoia, desde os anos 1980, a luta do povo palestino por sua soberania nacional e a convivência pacífica entre o povo palestino e o povo judeu. 

O PT constata o esvaziamento da proposta de criação dos dois estados oriunda dos Acordos de Oslo (1993), sob patrocínio dos EUA. O PT se felicita pelo crescimento entre judeus e palestinos, dentro de Israel, nos territórios ocupados e na diáspora, da proposta de um único Estado com as duas componentes.

O PT mantém relações partidárias unicamente com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), assim como com a Autoridade Palestina sediada em Ramalah;

PT condena, desde sua fundação, todo e qualquer ato de violência contra civis, venham de onde vierem. Por isso, condenamos os inaceitáveis assassinatos de civis cometidos tanto pelo Hamas, quanto pelo Estado de Israel, que realiza, neste exato momento, um genocídio contra a população de Gaza;

O PT denuncia que o atual governo de Israel, a pretexto de atacar o Hamas, está cometendo crimes de guerra: assassinato em massa de civis, bombardeio de hospitais e instalações da ONU, corte do fornecimento de energia elétrica, água e alimentos, impedindo corredores humanitários;

O PT conclama o governo brasileiro a redobrar os esforços, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, por um cessar fogo imediato, e pelo fim do bloqueio de Gaza pelo Estado de Israel. 

O PT alerta contra os riscos de uma escalada do conflito. O mundo não precisa de mais guerras. O mundo precisa de paz;

O PT convoca sua militância a participar das atividades em defesa da paz, e em defesa dos direitos do povo palestino a uma vida pacífica e com soberania nacional.

Luis Eduardo Greenhalgh, Markus Sokol e Misa Boito

Nota: A Redação pede desculpas pela troca de arquivos das notas do DAP pela do DN, agora corrigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami