Escalada de Israel no Oriente Médio
Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan: “Este ataque iraniano terá sérias consequências e trabalharemos com Israel para garantir que seja esse o caso.”
Um oficial iraniano confirmou que o Irã informou aos Estados Unidos sobre seu ataque com mísseis contra Israel antes de começar.
Fonte : BBC Persa
Pentágono declara apoio à Israel
“Apoiamos totalmente o direito de Israel de se defender. Acabaram de testemunhar um ataque muito significativo com mísseis balísticos por parte do Irã contra Israel. Portanto, continuaremos a trabalhar ao lado deles para apoiar a sua defesa. É claro que não queremos ver um conflito regional maior.”
O Pentágono estimou que a barragem de mísseis iranianos contra Israel hoje cedo foi “duas vezes maior” do que o ataque de abril.
Cerca de 180 mísseis balísticos foram lançados do Irã, marcando uma escalada significativa em relação aos 300 drones e mísseis disparados em Abril.
A televisão estatal iraniana também noticiou o uso de mísseis hipersônicos Fattah pela primeira vez no ataque de hoje.
As defesas israelenses, auxiliadas pelos Estados Unidos, interceptaram a maioria dos foguetes.
Fonte : The Guardian
“Israel enviou mensagens ao Irã através de países árabes, indicando que qualquer ataque direto ao território israelita seria seguido por um ataque às suas instalações nucleares e infraestrutura petrolífera, mas o Irã decidiu ‘atacar de qualquer maneira'”.
Fonte : Wall Street Journal