Migrar é um direito, não um delito!
A política do governo Trump contra os imigrantes continua a todo vapor nos EUA. A onda de protestos que aconteceram no mês passado obrigou a gestão Trump a diminuir o ritmo das batidas em alguns setores. O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) recebeu orientação em 12 de junho para suspender grande parte das operações nos setores de agricultura, hotelaria e restaurantes, focando em evitar a detenção de imigrantes sem antecedentes criminais.
As batidas do ICE tem afetado diversos setores que dependem exclusivamente da mão de obra de imigrantes. Como o setor alimentício, que sofreu um grande choque com as operações, perdendo cerca de 70% dos trabalhadores que foram embora das fazendas com medo. Ocasionando o apodrecimento de frutas e verduras nos campos.
O vice-chefe de gabinete da Casa Branca e um dos principais arquitetos das políticas migratórias do governo, Stephen Miller, deu entrevista na Fox News, em maio, afirmando que a meta era atingir no mínimo 3 mil prisões diárias. Nos últimos dias o número chegou a ultrapassar 2 mil.
Em março, a governo Trump anunciou que iria reabrir o centro de detenção para famílias de imigrantes no Texas, perto da fronteira do México. Agora em julho, Trump inaugurou uma prisão cercada de pântanos e jacarés na Flórida. Destinada a receber 5 mil imigrantes a serem deportados, o espaço foi apelidado de “Alcatraz Jacaré”.
Reunião Nacional preparatória
Está marcara para o dia 27 de setembro, na Cidade do México, a CONFERÊNCIA CONTINENTAL EM DEFESA DOS MIGRANTES E PELO DIREITO A MIGRAR. No Brasil, a Reunião Preparatória está convocada para o dia 20 de julho em São Paulo e já tem suas primeiras adesões. Reproduzimos abaixo o convite enviado a organizações de base e lideranças populares.
Companheiras e companheiros,
Apoiadores, no Brasil, da CONFERÊNCIA CONTINENTAL EM DEFESA DOS MIGRANTES E PELO DIREITO A MIGRAR, na Cidade do México, em 27 de setembro (Convocatória anexa), nos dirigimos a vocês e a suas organizações para convidá-los a uma Reunião Nacional preparatória em São Paulo, no dia 20 de julho.
Desde que a Conferência foi proposta há alguns meses, a situação dos migrantes, em particular latino-americanos, se agravou com as batidas arbitrárias do ICE, a polícia migratória de Trump. A imprensa já registra casos dramáticos de famílias trabalhadoras brasileiras deportadas. São 300 mil os compatriotas ameaçados, se estima em 40 mil o número de estudantes.
A recente explosão dos latinos em Chicago e outras cidades, contudo, mostra que eles começam a perder o medo, a questão ganha atualidade. Precisamos fazer a nossa parte.
Participe da Reunião Nacional preparatória à Conferência Continental do México!
Domingo, 20 de julho das 10 horas às 16 horas
No Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530, sobreloja (estação República do Metrô)
José Genoíno, ex-presidente do PT; Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado de Direitos Humanos e fundador do PT; Markus Sokol, da Executiva Nacional do PT; Sergio Ronaldo secretário geral da Condsef; Claudinho Silva, ex-ouvidor da PM de São Paulo,René Munaro, das Executiva da CUT.
Paulo Henrique, militante do PT/AL