Companheiro Edmilson Menezes, presente!

Perdemos o camarada Edmilson, vítima da covid-19, na noite do dia 18. Edmilson era coordenador do Diálogo e Ação Petista de Pernambuco, membro da Executiva Estadual do PT-PE, além de membro da direção nacional da Corrente O Trabalho do PT. Foi também membro da Coordenação Nacional do DAP. Publicamos as manifestações de condolências recebidas de algumas organizações.

Cabra arretado, professor de física, engenheiro de formação, Edmilson foi fundador e dirigente da CUT e do PT em Pernambuco. Dirigente do SINPRO e do SINTEPE. Dedicou sua vida à luta de classes dos trabalhadores.

“Todos e todas militantes que conviveram com Edmílson sabem do papel central que ele jogou como dirigente. Sua disciplina e determinação em transformar objetivos em resultados concretos em todos os âmbitos da atividade política – dos mais modestos aos mais abrangentes – eram exemplares.”

No último período, batalhou arduamente com o DAP PE para que o PT do Recife não se subordinasse aos interesses externos ao PT, traduzida no fortalecimento da candidatura de Márilia Arraes para prefeita.

Edmilson deixa sua companheira Jacqueline e quatro filhas. Nossos sentimentos a família.

carnaval 2019 em PE
Edmilson e sua companheira Jaqueline, no carnaval Lula Livre 2019 Foto: José Gonzaga de Souza
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé
DAP na Casa Amarela, durante campanha eleitoral de 2020

Manifestações

Várias entidades e organizações se manifestaram. Deixamos aqui trechos de algumas delas e os links para lerem na íntegra

Nota de pesar do Comitê Nacional do DAP:

PT Pernambuco:

Comprometido, ético, íntegro, construtor, dedicado. Não faltam adjetivos para definir a história de Edmilson como modelo de liderança de nosso Partido, em que integrava a Executiva Estadual.
Militante histórico, sonhador, abnegado e aguerrido, Edmilson teve sempre como sua marca o otimismo, a favor da coletividade, defensor ardoroso da classe trabalhadora e incansável na proteção das bandeiras e lideranças do Partido, mesmo nos momentos mais difíceis e de divergências nestes recém-completados 41 anos da legenda. E sempre com a coerência e a disciplina que lhe eram peculiares.

4a Internacional
À Corrente O Trabalho do Partido dos Trabalhadores, seção brasileira da 4ª Internacional

Saudação à memória do camarada Edmilson Menezes

É com pesar que nos endereçamos à direção e aos militantes de O Trabalho, em primeiro lugar à camarada Jaqueline Albuquerque, companheira do camarada Edmilson, aos seus familiares e amigos, e aos companheiros e companheiras de lutas no PT e na CUT.
A 4ª Internacional acaba de perder um militante de quatro décadas para uma epidemia cuja responsabilidade deve ser atribuída ao sistema capitalista mundial em crise, incapaz de proteger a humanidade, governado que é pela ganância no quadro da grande propriedade privada dos meios de produção.
Militante fundador do PT e dirigente histórico de O Trabalho, a perda do camarada Edmilson será sentida por uma geração de militantes. Mas seu exemplo de militância – testemunhado por dezenas de mensagens que nos chegam do seu Pernambuco natal e que daremos a conhecer – será um fator de educação das novas gerações que estão despertando!
A vida do camarada Edmilson valeu para seus entes queridos e valerá para a luta pela libertação do seu Brasil e de nosso mundo, de todas as formas de opressão e exploração.

Saudações trotskistas,
O Secretariado Internacional da 4ª Internacional
19 de fevereiro de 2021

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami