Indígenas da Aldeia Yvy Porã, no Jaraguá-SP, realizam ato contra o marco temporal

Neste domingo, 4 de junho, indígenas Guarani Mbyada realizaram ato de protesto contra o marco temporal da demarcação das terras indígenas. Centenas de pessoas estiveram presentes no ato que aconteceu no bairro de Jaraguá, periferia de São Paulo. Na véspera do ato (dia 3/6), o Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu que ele acontecesse na rodovia dos Bandeirantes.

O marco temporal foi aprovado em regime de urgência na Câmara na última terça-feira 30 de maio. O presidente da câmara, Arthur Lira (PP-AL) junto com parlamentares ruralistas, apressaram a votação que tirou dos povos originários o direito de reivindicar as terras demarcadas após a Constituição de 1988.

PM paulistana reprime brutalmente indígenas

No dia da votação do marco temporal na Câmara dos Deputados, os povos indígenas do Jaraguá ocuparam uma faixa da rodovia dos Bandeirantes em protesto contra o marco temporal. Em certa altura, a Polícia Militar começou a reprimir o ato com bombas e balas de borracha seguindo numa espécie de caçada contra os manifestantes até a entrada da aldeia.

O DAP esteve presente na manifestação deste domingo apoiando a luta dos povos originários contra o marco temporal e levantando a bandeira da demarcação das terras indígenas sem restrição.

Veja o vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami