Por uma candidatura própria do PT em Curitiba! Dar vez e voz à militância para decidir

O PT de Curitiba viveu nos últimos meses um amplo processo de debate sobre as eleições municipais deste ano. O movimento em favor da candidatura própria do PT cresceu à medida que se intensificava o repúdio da militância à proposta de apoio à pré-candidatura do deputado golpista Luciano Ducci (PSB). Várias reuniões do DM, plenárias e um calendário aprovado: Encontro municipal dia 7 de abril, com escolha dos delegados no dia 24 de março.

De repente, uma tabua de salvação foi oferecida aos defensores de Ducci: O coordenador nacional do GTE, Humberto Costa, sem reunir o próprio organismo que dirige, “solicitou” que o PT de Curitiba suspendesse todo o processo em curso e ficasse à espera da reunião do Diretório Nacional em 26 de março. O DM de Curitiba acatou a “solicitação” e cancelou a inscrição das chapas, a eleição dos delegados e o próprio encontro municipal.

Isto é profundamente antidemocrático. Passou-se por cima de todas as deliberações anteriores, com um recado claro aos militantes: Vocês não podem debater e decidir os rumos de seu próprio partido.

Em nome de quê se faz isso? A motivação é clara: Alimentar a ilusão de que o governo Lula e o próprio PT podem ser defendidos por inimigos jurados de nosso projeto. Isto é falso. Não se combate o Bolsonarismo amarrando o PT às mesmas forças responsáveis pelo Impeachment da presidenta Dilma, pela prisão de Lula e pela eleição fraudulenta de Bolsonaro.

O Diálogo e Ação Petista – DAP seguirá na luta pela independência do PT, em defesa de sua democracia interna. O PT de Curitiba tem uma história de lutas contra os poderosos, inclusive aqueles a quem corre hoje o risco de ser submetido. O PT de Curitiba tem em seu acervo político uma heroica vigília de 580 dias em defesa da liberdade de Lula. Ali se viu quem estava conosco e não se viu quem estava contra.

Candidatura própria do PT!

Democracia interna!

Roberto Salomão, da Executiva Estadual do PT

Milton Alves, militante da Zonal Matriz  Gustavo “Red” Erwin Kuss, da Executiva Municipal do PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami