Encontro Estadual do DAP BA fortalece o PT

Plenária de trabalho do Encontro do DAP baiano

O dia 2 de dezembro ficará marcado na história do Diálogo e Ação Petista na Bahia pelo sucesso do Encontro Estadual realizado em Feira de Santana. Mais de 80 pessoas de 11 municípios baianos organizados pelos grupos de base do DAP estiveram presentes para debater a luta pela saída política para o país.

          Estiveram presentes Ivanide Santa Bárbara (Presidente do PT Feira), Gerinaldo Costa (Vice-presidente), Wagner Carneiro (Secretário Formação) e Magno Santana (Juventude PT), Albertino Carneiro (Fundador do MOC), Elisângela Araújo (Executiva Nacional CUT), Edenice Santana (Militante Movimento Negro), dirigentes do PT, assessores parlamentares, dirigentes sindicais dos comerciários, docentes, professores, calçadistas, jovens e dezenas de militantes do partido.

          Coordenada por Vera Carneiro (Comitê Nacional do DAP), Daiane Santos (Executiva PT Feira) e Paulo Riela (Secretário Formação PT BA) a mesa de debate sobre as “Resoluções do 6º Congresso do PT e o real significado da Lava-jato” contou com José Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobrás) e Markus Sokol (Executiva Nacional PT). Gabrielli disse que apesar dos ataques o PT não foi derrotado e cresce – “perdemos no Congresso, mas ganhamos no povo”-, abordou os ataques da Lava-jato após descoberta do Pré-sal e do novo marco regulatório, destacando que Lula deve fazer “carta ao povo e não ao mercado”. Sokol apontou as resoluções do 6º Congresso como expressão da reação da militância e, da resistência ao golpe que quer reduzir custo do trabalho com contrarreformas; citando exemplo da Venezuela destaca Constituinte como meio de reverter as medidas golpistas e refundar as instituições no país, para isso a candidatura de Lula deve se aliar com setores “anti-imperialistas, anti-monopolista, anti-latifundiários e radicalmente democráticos” como definiu o 6º Congresso.

          As intervenções saudaram a iniciativa do DAP para discutir com a base e se reorientar junto aos movimentos de resistência para lutar contra reformas trabalhista e previdenciária. Enfatizaram que na luta pela eleição de Lula Presidente é preciso eleger parlamentares comprometidos com as resoluções do 6º Congresso e a convocação da Constituinte para anular medidas golpistas e regulamentar mídia. Afirmaram que PT tem que realizar as reformas que não realizamos, enfrentando a crise e os ataques do Congresso e do Judiciário. Criticaram as alianças com aqueles que votam contra o povo como ocorre com certos “aliados” na Bahia, afirmando que o PT tem que ouvir e respeitar militância e, nos governos valorizar e atender as demandas do povo. Várias falas destacaram as lutas em defesa dos direitos que estão envolvidos nas suas cidades e como os grupos de base têm sido fundamentais para organizar petistas e reconstruir o PT.

          Na parte da tarde ocorreu a reunião destes grupos onde foi eleito um Comitê Estadual do Diálogo que se reunirá em 4 de fevereiro. Decidiu-se impulsionar a arrecadação, destacando importância da independência financeira, fato que garantiu este encontro. Todos se comprometeram em ampliar filiações ao partido, sobretudo na juventude e, enviar moções ao DN PT que se reúne dia 15/12 para reverter decisão do DE Alagoas que autorizou tratativas para PT voltar ao governo Renan Calheiros Filho. Os grupos de base ampliarão convites para as reuniões que ocorrerão ao longo do mês de dezembro.

endap ba geral
“vamos nos multiplicar em 800”..

          Animados na defesa da candidatura de Lula, afinal “Eleição sem Lula é fraude” e, aos gritos de “Partido-partido é dos trabalhadores” o encontro encerrou com muita disposição para luta e, como disse um companheiro “fazer os mais de 80 presentes se multiplicarem em 800…”.

          Junte-se a esta luta e venha para o DAP!

 
(75) 98166-1008, (75) 99977-1246, (71) 99198-7179             dapbahia2017@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami