Petistas pela Reconstrução se reúnem no Congresso do Andes

andesMesmo com uma desgastante carga de trabalho, 13 professores petistas se reuniram na tarde do dia 28 de janeiro, num intervalo do Congresso do ANDES (Cuiabá, MT).

Companheiros de SP, PB, AL, RJ, BA,  GO, PE, RS e MT discutiram os cinco pontos propostos pelos militantes pela reconstrução do PT. Numa primeira parte, os companheiros relataram a situação do PT e de seu diretório, para depois entrarem no debate sobre os cinco pontos.

Para os professores, “em que pese a crise profunda, o PT se mantém como alternativa concreta da classe trabalhadora”. As intervenções enfatizaram a necessidade de evitar qualquer composição com os golpistas e de caracterizar Temer como um governo fruto do golpe.

Sobre a constituinte, um verdadeiro debate se estabeleceu, com companheiros vendo a coerência da proposta, mas questionando a oportunidade de levanta-la numa conjuntura que “nos é desfavorável”.

Na conclusão, os professores se comprometeram a abrir o debate dos cinco pontos em seus diretórios.

Depoimentos

Não é possível realizar alianças com aqueles que, não apenas realizaram o golpe, mas que seguem com a retirada de direitos. A constituinte deve estar no horizonte, mas em acordo com a expressão nenhum direito a menos. O PED reduziu muito o processo de construção a partir da base com ampla discussão, que foi substituído pelo voto sem a devida discussão”. (Cristiano Engelke, Rio Grande – RS)

A necessidade premente da construção da unidade petista exige esforços de todos nós no sentido da reconstrução do PT (…) por isso, se precisa repensar o PED, impedir coligação com os golpistas, mas também reforçar a denúncia dos gopistas do poder judiciário”. (Dimas Santana, Cáceres – MT)

Um comentário sobre “Petistas pela Reconstrução se reúnem no Congresso do Andes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s