Comitês para defender direito de Lula

faixa dap-ato38anospt
DAP no Ato dos 38 anos do PT em São Paulo

O Diálogo e Ação Petista assumiu como tarefa ajudar na constituição dos comitês pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato. Em vários estados, o DAP tem tomado a iniciativa de construir esses comitês, por bairro ou por categoria.

Os comitês promovem reuniões, debatem com a população, fazem pichações e panfletagens. Agrupando militantes de diversas origens políticas, os comitês explicitam o vínculo entre a perseguição a Lula e ao PT e as medidas dos golpistas contra os trabalhadores e o povo. Nossos correspondentes informam sobre algumas dessas iniciativas:

rita fort-dap
Rita fala sobre a construção dos Comitês

Pelos bairros de Fortaleza (CE)

Rita Sá, do Diálogo e Ação Petista, integra o Comitê Popular Tô com Lula pela Democracia do Bairro do Rodolfo Teófilo (Fortaleza – CE). O Comitê tem promovido ações dirigidas aos moradores do bairro, apoiando as iniciativas de defesa dos direitos sociais, pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato. Nossa página ouviu Rita Sá.
DAP – Qual a importância dos Comitês Populares?
Rita – Os Comitês Populares têm o objetivo de organizar a classe trabalhadora e oprimida na defesa dos direitos sociais e democráticos ameaçados com o golpe que levou ao impeachment da presidente Dilma e que agora condena Lula e avança contra a soberania nacional. O Comitê agrupa movimentos populares e sindicais de diferentes orientações políticas.
DAP – Qual a relação que o Comitê vê entre a luta pelos direitos sociais e democráticos e a defesa do direito de Lula ser candidato?
Rita – O golpe que retirou Dilma Rousseff do governo tinha um alvo: os direitos sociais. A condenação de Lula nos revela qual o rumo que irão tomar as eleições neste ano caso não consigamos derrotar o golpe.
DAP – Quais as tarefas imediatas dos Comitês Populares?
Rita – Derrotar o golpe. Isso significa de largada impedir a prisão de Lula. Precisamos unificar os comitês populares e sindicais em defesa dos direitos ameaçados. Os comitês devem avançar afirmando Lula Presidente para revogar as ações golpistas e avançar nas verdadeiras reformas que a Nação necessita.

carnaval-recife-dap
Depois de participar do Carnaval (acima) DAP de Recife organiza comitês

Em Recife (PE): Construindo Comitês e organizando o DAP

O DAP do Recife, reunido em 16 de fevereiro, decidiu impulsionar a construção de comitês populares pela democracia e em defesa do direito de Lula ser candidato.
Foram priorizados quatro comitês: o da Universidade Federal de Pernambuco (já criado), dos bancários, professores e do Judiciário. A ideia é lançar os comitês em atos-debate no início de março. Discutiu-se também questões organizativas, como as finanças, com a arrecadação do cafezinho e a venda de bottons.
O grupo de base Fé e Política, do DAP de Recife, em reunião dia 15 de fevereiro, decidiu formar um comitê em defesa do direito de Lula ser candidato que deverá ser lançado em um ato público.
Diante de entendimentos promovidos por dirigentes do PT com o PSB, decidiu-se fazer uma carta ao PT, defendendo a resolução do 6º Congresso com relação à aliança com partidos golpistas.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami