Pelo Brasil, militantes do DAP se organizam para 7º Congresso e PED do PT

Por todo país, em várias cidades e estados, a militância do Diálogo e Ação Petista tem se organizado em reuniões com o objetivo de disputar o Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores (PED), em setembro, e participar do 7º Congresso, previsto para novembro.

Sob as palavras de ordem “Pela mais ampla unidade e pelo fortalecimento do PT! Em defesa dos trabalhadores e da democracia! Lava Jato é fraude! Lula Livre já! Pelo fim do governo Bolsonaro!”, o DAP tem articulado seus militantes para fortalecer o partido diante dos principais desafios que enfrentamos diante da atual conjuntura política no Brasil, sobretudo frente ao retrocesso que representa o governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Goiânia (GO)
No fim do mês junho, em Goiânia, o DAP Goiás esteve reunido para discutir a conjuntura política com a luta contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro e a campanha pela liberdade do companheiro Lula.

Os companheiros da região presentes no encontro destacaram a vitória conquistada pelo Sindicato dos Professores do Novo Gama na greve dos professores diante da intransigência da prefeita Sônia Chaves (PSDB), que extinguiu a jornada ampliada dos profissionais da categoria que trabalham no município.

A greve teve início em maio e conseguiu que os vereadores da cidade aprovassem um decreto vetando a portaria publicada pela Prefeitura do Novo Gama que acabava com a jornada ampliada. Também houve relato dos companheiros trabalhadores dos Correios, abordando a luta da categoria contra a privatização da empresa e a participação na Greve Geral do último dia 14 de junho.

Ubá (MG)
Em Ubá, a militância do DAP reuniu representantes das cidades de Cataguases, Ubá, Guidoval, Rio Branco e Gilson Lyrio, da Direção Nacional do DAP. Em pauta, debate sobre conjuntura atual e formação de chapas.

Arantina (MG)
No início do mês, no município de Arantina, os companheiros do DAP estiveram reunidos com dirigentes do diretório municipal do PT para apresentação da ‘Carta de Contribuição do DAP’ para a etapa estadual do 7º Congresso do partido.

Estiveram presentes o companheiro Gilson Lyrio, do Comitê Nacional do DAP, e o companheiro Odilon Matos, da coordenação do DAP em Andrelândia (MG). Foi aprovada a unidade do PT, além da indicação de nomes para delegados no Congresso.

Governador Valadares (MG)
Em Governador Valadares (MG), cerca de 30 militantes do DAP realizaram uma reunião com vereadores e dirigentes do PT na qual trataram da atual conjuntura política e a apresentação da Carta de Contribuição do DAP ao 7º Congresso do PT.

Estiveram presentes representantes de 8 cidades da região do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce: Coronel Fabriciano, Ipatinga, Governador Valadares, Piriquito, Resplendor, Santa Rita de Itueto, Tarumirim e Virgolândia; além dos companheiros Gilson Lyrio (executiva nacional do DAP) e Gilson Boy, Ivo José e Joãozinho (membros da coordenação estadual do DAP-MG).

Durante o encontro foi aprovada a Carta do Diretório Nacional do DAP e a constituição das chapas estadual e nacional.

Timóteo (MG)
O DAP realizou no último dia 6 uma reunião no município de Timóteo, na região do Vale do Aço. Entre outros assuntos, os companheiros discutiram a Carta de Contribuição do DAP para o 7º Congresso do PT, a proposta de unidade dentro do partido com base na luta contra o governo Bolsonaro, o combate contra a proposta de reforma da Previdência, a luta permanente pela liberdade do companheiro Lula, entre outros assuntos.

Participaram do encontro os companheiros da coordenação do DAP-MG Ivo José, de Ipatinga; Joãozinho, de Coronel Fabriciano; e Gilson Lyrio, membro do Comitê Nacional do DAP.

Vitória (ES)
No último dia 7, os companheiros do DAP Espírito Santo realizaram uma reunião de organização. Esta é a segunda reunião que os companheiros organizam no estado desde que o DAP foi rearticulado. No primeiro encontro, realizado em junho, foi eleita uma coordenação estadual que está construindo o DAP no Espírito Santo, com reuniões que têm servido para divulgação da ‘Carta de Contribuição do DAP’ para o 7º Congresso, além de fazer aproximação com a militância. Os companheiros fizeram um balanço dos encaminhamentos tirados na primeira reunião com discussão para formação de chapa do DAP no estado.

Amargosa (BA)
No último dia 8, as companheiras e os companheiros do DAP do município de Amargosa (BA) estiveram reunidos para debater a participação do DAP no Processo de Eleição Direta do PT. Também foram debatidas durante o encontro a luta pela liberdade do companheiro Lula e a campanha contra a reforma da Previdência.

Cruz das Almas (BA)
Em Cruz das Almas, os companheiros do DAP estiveram reunidos no último dia 10 na sede regional do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia – ASSUFBA.

Durante o encontro foi feita uma análise de conjuntura política a respeito da Universidade Federal do Recôncavo, que está sofrendo interferência do governo Bolsonaro na indicação da nova reitoria. Outro assunto importante debatido diz respeito aos retrocessos promovidos por Bolsonaro, que, em seu governo, vem atacando os direitos trabalhistas, a Educação e a soberania nacional.

Por fim, o companheiro Willian Lordelo, secretário de Organização do Partido dos Trabalhadores de Cruz das Almas, fez um relato sobre o Processo de Eleição Direta do PT e destacou os avanços conquistados pelo DAP no 6º Congresso do PT. Lordelo também analisou o atual panorama político na cidade e região e as possíveis contribuições do DAP para o 7º Congresso.

Rio de Janeiro (RJ)
Militantes do DAP e da Juventude Revolução do PT dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói estiveram reunidos no último dia 10 em um debate sobre a campanha de mobilização pela liberdade do companheiro Lula e a luta contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro. A participação do DAP no 7º Congresso do Partido dos Trabalhadores também foi discutida, servindo de base para a discussão dos problemas enfrentados no estado do Rio de Janeiro.

Os companheiros também pretendem realizar outras reuniões conjuntas que servirão para organizar a formação da chapa com a participação de todos, que se colocaram à disposição de imediato. Outra deliberação é a elaboração de um texto associando os pontos da Carta à Militância às questões específicas do RJ (ajuste fiscal, Petrobrás, EBC, política educacional), além da realização de uma atividade de coleta de assinaturas por Lula Livre.

Todas essas são reuniões que o DAP vem realizando em várias cidades espalhadas por todo Brasil com objetivo de organizar a base da militância petista e contribuir para o fortalecimento do partido.

3 thoughts on “Pelo Brasil, militantes do DAP se organizam para 7º Congresso e PED do PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami