São Bernardo teve ato em defesa da testagem em massa

O DAP São Bernardo e a vereadora Ana Nice (PT) organizaram coleta de assinaturas a um projeto de lei municipal de testagem protocolado na câmara municipal da cidade pela vereadora. A atividade ocorreu no último sábado (20) na praça matriz da cidade, e ainda contou com o apoio da CUT São Paulo e do PT de São Bernardo do Campo. Reproduzimos aqui o artigo publicado no site da CUT São Paulo.

População assinando o abaixo-assinado – Foto: Cadu Bazilevski

São Bernardo teve ato em defesa da testagem em massa

No último sábado (20), o mandato da vereadora Ana Nice (PT-SBC) e o agrupamento Diálogo e Ação Petista realizaram uma mobilização na praça da Igreja Matriz, no centro de São Bernardo do Campo, para coleta do abaixo-assinado referente ao Projeto de Lei (PL) da testagem em São Bernardo do Campo, protocolado pela parlamentar. 

Nesta mesma direção, um abaixo-assinado similar foi aprovado pela CUT-SP no último dia 10, visando igualmente protocolar o PL da testagem nas câmaras municipais em todo estado paulista. Esta ação faz parte de uma  ampla campanha pela testagem em massa e seriada aos trabalhadores e trabalhadoras, aprovada pela CUT neste mês.

Na mobilização do sábado, realizada entre 9h e 12h, foram coletadas cerca de 200 assinaturas.

A CUT defende que haja uma ampla campanha em defesa da realização frequente de testes em toda população, a garantia de afastamento remunerado para as pessoas com diagnóstico positivo da doença, a disponibilização de máscaras e álcool gel nos locais de trabalho e que haja rastreamento da doença em todas as pessoas que tiveram contato com o infectado, incluindo os familiares.

José Freire, secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SP e da direção dos Químicos do ABC, esteve presente na mobilização. Em sua opinião, “a testagem em massa é uma maneira de prevenção necessária para garantir a saúde da população”. “Estamos aqui hoje coletando assinaturas para este abaixo-assinado em defesa da testagem em massa e periódica como forma de combater a pandemia e garantir a saúde da trabalhadora e do trabalhador. E exigimos a vacinação para todas e todos o quanto antes”, disse.

Foto: Cadu Bazilevski

A vereadora Ana Nice apresentou na Câmara de São Bernardo um projeto de lei para garantir a testagem em massa no município. Também protocolou no gabinete do prefeito Orlando Morando (PSDB) um ofício com a mesma reivindicação. Ana destacou a importância e necessidade de urgência do projeto, e afirmou que “detectar as pessoas que estão com o novo coronavírus se faz necessário para reduzir sua taxa de transmissão e evitar que mais pessoas contraiam a Covid-19”.

“Realizamos esta mobilização para coleta de assinaturas em defesa deste projeto de lei para testagem em massa da população como forma de combater a pandemia do novo coronavírus e diminuir o número de casos da Covid-19 em São Bernardo do Campo, e estamos percebendo uma ampla adesão das pessoas que passam aqui pela praça da Igreja Matriz”, declarou.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de São Bernardo do Campo neste final de semana, o número de óbitos em decorrência de complicações da Covid-19 no município é de 1487. Nas 7 cidades do ABC paulista, já são 4528 mortes desde o início da pandemia, em março de 2020.

Pessoas que quiserem colaborar na coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular em São Paulo devem baixar o documento disponível em [https://tiny.one/testagememassaja] e, após a coleta, entregar em um dos endereços das 19 subsedes ou sede da CUT-SP. Os endereços estão disponíveis em [https://tiny.one/subsedesCUTSP].


Vídeo da transmissão realizada pela CUT São Paulo

https://www.facebook.com/saopauloCUT/videos/249274926914815

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami