Moção de apoio – CILI África

Publicamos abaixo a moção de apoio do CILI África ao povo, às trabalhadoras e aos trabalhadores de Moçambique.

Moção de apoio ao povo, às trabalhadoras e aos trabalhadores de Moçambique

21 de outubro de 2024

No final das eleições presidenciais e legislativas de 9 de outubro de 2024 em Moçambique, o candidato independente, Venancio Mondlane, reivindicou a vitória com base nos números recolhidos pelos seus delegados nas mesas eleitorais, afirmação que foi contestada pela Frente de Libertação de Moçambique, Frelimo, o partido no poder sem interrupção desde 1975.

Mondlane havia dito que, se eleito, reformaria a política fiscal para retirar uma maior parcela dos lucros das multinacionais, como a ExxonMobil e a Total, que exploram os enormes depósitos de gás da marginalizada província de Cabo Delgado, para que estas novas receitas sejam utilizadas no desenvolvimento local. Também prometeu disponibilizar mais fundos para combater a alta taxa de desemprego da juventude.

A Frelimo desencadeou, então, uma violenta repressão e intimidação contra os seus opositores políticos e a população que apoia Mondlane, a saber: em 10 de outubro, a polícia atirou e feriu duas pessoas em postos de voto em Baundua e num bairro da capital Maputo; na quarta-feira, 16 de outubro, a polícia atirou, ferindo pessoas numa manifestação pacífica em Nampula; na sexta-feira, 18 de outubro, em pleno centro da cidade de Maputo, Elvino Dias (advogado de Mondlane) e Paulo Guamba (membro de um partido que apoiou sua candidatura) morreram, crivados por 20 balas.

Venâncio Mondlane convocou uma greve nacional em 21 de outubro para denunciar as irregularidades na campanha, na votação e na contagem dos votos.
Denunciamos as ameaças e a repressão que se abatem sobre os jovens e trabalhadores de Moçambique. Cabe ao povo de Moçambique decidir livre e soberanamente o seu futuro, sem qualquer ingerência do imperialismo.

Pelo CILI-África: Norbert Gbikpi-Benissan (Togo) e Pacome Attaby (Costa do Marfim), membros do Comitê de Organização.

Para contactar o CILI-África
E-mail: eit.ilc@fr.oleane.com / gbeniss@hotmail.com
Facebook : comite.inter.liaison.echange.afrique

O Comitê Internacional de Ligação e Intercâmbio (CILI) África reúne as organizações do movimento operário e anti-imperialista de 19 países do continente, contra a guerra e a exploração. O CILI África é membro do Acordo Internacional dos Trabalhadores e dos Povos (AcIT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *