2ª Plenária Nacional do DAP: as falas do plenário

Ocorreu no último dia 10 a 2ª Plenária Nacional do DAP. As intervenções do plenário, por parte de militantes do DAP e convidados, enriqueceram a discussão realizada pelas mesas de abertura, que ao final decidiu elaborar uma declaração. Agindo como o PT agia, é através dos militantes e grupos de base que as ações tomam força e se concretizam: em manifestações, panfletagens e lutas diárias. Falaram nesta plenária nacional convidados e militantes dos Estados onde o DAP tem atuação, um número que cresce dia após dia.

Nesta ocasião falaram companheiras e companheiros, Aline Arruda (BA), Emerson Andrade(MG), Leda Vasconcelos (CE), Madalena Torres (DF), Domingos Sávio (MT), o ex-vereador Lino Peres (SC), Adilson Sousa (SP), Luiz Henrique Tuta (RS), Cida (MG), vereador Renato Freitas (PR), Cida Oliveira (MG), Natalia Lopes (RJ), Fábio Venturini (SP), Jairo dos Santos Pereira (MG), Suzi Rodrigues (PE), Maira Gentil (BA), Zoraia Vargas (SC) e Ozirene (CE).

Nas falas dos representantes dos Estados se destacaram, além da luta pelo fim do governo Bolsonaro, a questão da vacina para todos pelo SUS e por emprego.

As intervenções se iniciaram pelo Deputado Federal Vicentinho (PT-SP), que informou estar atento às bandeiras levantadas em nossa plenária, destacando a questão das privatizações. Para Vicentinho, a possibilidade da candidatura de Lula à presidência reacendeu os ânimos tanto da militância quanto das direções e das representações políticas.

Assim como Vicentinho, os companheiros Emerson (MG), Suzi Rodrigues (PE) e Natalia Lopes (RJ) também debateram a necessidade da luta contra as privatizações, que não se restringem ao âmbito federal e se espalham por Estados e municípios nas mais diversas áreas.

Os professores Fábio Venturini (SP) e Luiz Henrique Tuta (RS) destacaram os ataques à educação e os ataques à autonomia universitária. A luta por moradia e a parceria do DAP na formação política foram os destaques trazidos por Jairo Pereira (MG) e Aline Arruda (BA).

Na fala da companheira Suzi Rodrigues (PE), uma homenagem ao companheiro Edmilson Menezes, que faleceu em virtude da Covid-19 em fevereiro deste ano. Edmilson foi um dos grandes responsáveis pela construção do Diálogo e Ação Petista no Estado de Pernambuco.

user

Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
Close Bitnami banner
Bitnami